terça-feira, 24 de novembro de 2015

Consciência Negra

Dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra. Um dia em que retomamos a importância das lutas e resistências dos negros para conquistar sua liberdade e na manutenção de sua cultura. 


       
Agora convido a todos a dar uma olhadinha nos relatos de nossos alunos sobre seu aprendizado deste tema...

Aprendi ainda mais sobre o racismo, que é um preconceito contra os negros, que tem muita gente com medo de chamar as pessoas negras de negro e chamam de moreno ou moreninho.  (Ana Silvia Lira da Silva-Turma 4T)

Racismo não é só o preconceito pela cor da pele, mas também pela cultura como o candomblé, que muitas pessoas não respeitam. (João Victor Felipe de Lima- Turma 4T)


Aprendi o significado da Consciência Negra, que ela tem várias representações, que é coisas criadas por negros como: os ritmos hip hop e reggae, a dança do pau furado (preservada no quilombo de Capoeiras-Macaíba), e a religião do candomblé. São coisas importantes, mas que não são valorizadas, porque são costumes negros.
A Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi o homem negro que ajudou os escravos a fugir da escravidão, levando eles para o Quilombo do Palmares. No quilombo eles tinham igualdade de direitos, todos se respeitavam e sua cultura era valorizada. O dia da consciência negra é comemorado dia 20 de novembro data em que Zumbi dos Palmares morreu lutando por igualdade para seu povo, e hoje o movimento negro luta pelo reconhecimento de Zumbi como herói brasileiro, na luta pelo povo negro. (Claudiele Carine Moura da Silva- Turma 5M)



Hoje eu aprendi mais sobre a consciência negra. Aprendi como lidar com os negros, a tratar com respeito e a tratar eles igual a todo mundo. Aprendi como mostrar que não tenho pré-conceito com os negros e isso é muito fácil, é só tratar eles com respeito, se divertir com eles e fazer amizades. Na aula também vimos um vídeo que contou um pouco sobre a religião dos negros e a sua história do passado, neste vídeo eu vi que as mulheres matavam seus filhos para eles não sofrerem como escravos. Também vi que os negros tem orgulho de ser, quem eles são (ser negro) e aprendi que Zumbi foi o líder dos negros.

      Esse homem chamado Zumbi se tornou líder da resistência negra porque ele criou o Quilombo dos Palmares. (Allana Thainara da Silva-Turma 5M)



Nenhum comentário:

Postar um comentário