terça-feira, 24 de novembro de 2015

Consciência Negra

Dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra. Um dia em que retomamos a importância das lutas e resistências dos negros para conquistar sua liberdade e na manutenção de sua cultura. 


       
Agora convido a todos a dar uma olhadinha nos relatos de nossos alunos sobre seu aprendizado deste tema...

Aprendi ainda mais sobre o racismo, que é um preconceito contra os negros, que tem muita gente com medo de chamar as pessoas negras de negro e chamam de moreno ou moreninho.  (Ana Silvia Lira da Silva-Turma 4T)

Racismo não é só o preconceito pela cor da pele, mas também pela cultura como o candomblé, que muitas pessoas não respeitam. (João Victor Felipe de Lima- Turma 4T)


Aprendi o significado da Consciência Negra, que ela tem várias representações, que é coisas criadas por negros como: os ritmos hip hop e reggae, a dança do pau furado (preservada no quilombo de Capoeiras-Macaíba), e a religião do candomblé. São coisas importantes, mas que não são valorizadas, porque são costumes negros.
A Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi o homem negro que ajudou os escravos a fugir da escravidão, levando eles para o Quilombo do Palmares. No quilombo eles tinham igualdade de direitos, todos se respeitavam e sua cultura era valorizada. O dia da consciência negra é comemorado dia 20 de novembro data em que Zumbi dos Palmares morreu lutando por igualdade para seu povo, e hoje o movimento negro luta pelo reconhecimento de Zumbi como herói brasileiro, na luta pelo povo negro. (Claudiele Carine Moura da Silva- Turma 5M)



Hoje eu aprendi mais sobre a consciência negra. Aprendi como lidar com os negros, a tratar com respeito e a tratar eles igual a todo mundo. Aprendi como mostrar que não tenho pré-conceito com os negros e isso é muito fácil, é só tratar eles com respeito, se divertir com eles e fazer amizades. Na aula também vimos um vídeo que contou um pouco sobre a religião dos negros e a sua história do passado, neste vídeo eu vi que as mulheres matavam seus filhos para eles não sofrerem como escravos. Também vi que os negros tem orgulho de ser, quem eles são (ser negro) e aprendi que Zumbi foi o líder dos negros.

      Esse homem chamado Zumbi se tornou líder da resistência negra porque ele criou o Quilombo dos Palmares. (Allana Thainara da Silva-Turma 5M)



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Influência da mídia na discriminação dos adolescentes

Com a invenção dos diversos meios de comunicação de massa permitiu que uma maior parcela da população tivesse acesso a informação. Contudo, estas informações transmitidas pelas emissoras de televisão e pelas redes sociais tem construído um estereótipo negativo dos adolescentes, o que leva alguns locais como os shoppings de Natal a proibir a entrada de adolescentes desacompanhados dos responsáveis. Com estas informações discutimos com os alunos sobre a influência da mídia em nossa sociedade e agora convido você, a saber, um pouco do que rolou em nossas aulas...

Eu aprendi hoje sobre o estereótipo, que é um tipo de discriminação contra negros, pobres, adolescentes que usam boné de aba reta, bermuda da Ciclone, camisa Pena, pulseira do reggae. Para sociedade os adolescentes que usam este tipo de roupa são considerados um bandido, só que não é assim, a sociedade só tem esse tipo de preconceito por causa da mídia. A mídia só fala dos negros e dos pobres, não fala, também, sobre o ladrão branco, aquele que usa terno e gravata, ou dos próprios políticos que roubam. Mas por que não fala dos ricos? Justamente porque os donos dos programas de televisão, desde que a televisão chegou ao Brasil, são ricos. (Ana Silvia Lira da Silva- Turma 4T)  




É importante saber o que está acontecendo, o que a TV está passando para as pessoas, porque somos nós que sofremos as consequências, a TV mostra cenas de adolescentes vestidos estilo “pinta” sendo presos, espancados e isso faz com que todas as pessoas pensem que nós de Macaíba, nós adolescentes, somos bandidos. (Rebeca Silva Ataíde- Turma 5T). Também os shoppings estão proibindo adolescentes a entrar no shopping, porque a mídia colocou na cabeça das pessoas, que todos adolescentes com roupa de “pinta”, são bandidos. (Alex da Costa Campos- Turma 5T)




Bom, aprendi que a mídia continua sendo usada como meio de discriminação, pois a única coisa que mudou no decorrer dos anos foi a camuflagem do preconceito para passar despercebido pela sociedade. As pessoas são usadas como marionetes, pelos opressores, e mesmo sem perceber estamos nos revoltando com nós mesmos, e é por isso que vem diminuindo nossos direitos (direitos dos adolescentes), tirando nossa liberdade e a dignidade. A mídia nos influencia através de programas que fazem nossa cabeça, mas o mais interessante é que o preconceito não atinge pessoas que tem pele clara e que tem dinheiro, mas sim, afetam os negros favelados e não podemos mais tolerar isso. (Maria Gabrielly da Silva Mendes - Turma 4M)





Bom,eu aprendi que a mídia quer impor que todos os adolescentes são criminosos, sendo que é mentira. Mas, garantir nossos direitos de adolescente ninguém quer, e jogam tudo pra debaixo do tapete, literalmente. Se nós enquanto adolescentes não corrermos atrás ou simplesmente deixar passar os nossos direitos, eles vão continuar dizendo que os adolescentes não prestam que todos merecem ser presos, que não precisa estudar e principalmente eles dizem que todos merecem morrer, porque estão ocupando espaço. Sendo que isto é mentira! Adolescentes têm sim seus direitos e eles não merecem morrer sem motivos e, assim como os adultos merecem respeito, porque, enfim, querendo ou não são cidadãos, assim como os adultos. Adolescentes merecem respeito, saúde, segurança, estudo, lazer e família, tudo isso de qualidade, assim como, devem ser respeitados os pobres, negros pardos e índios e outras minorias. (Paula Beatriz Abreu de Souza- Turma 5T)