terça-feira, 24 de novembro de 2015

Consciência Negra

Dia 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra. Um dia em que retomamos a importância das lutas e resistências dos negros para conquistar sua liberdade e na manutenção de sua cultura. 


       
Agora convido a todos a dar uma olhadinha nos relatos de nossos alunos sobre seu aprendizado deste tema...

Aprendi ainda mais sobre o racismo, que é um preconceito contra os negros, que tem muita gente com medo de chamar as pessoas negras de negro e chamam de moreno ou moreninho.  (Ana Silvia Lira da Silva-Turma 4T)

Racismo não é só o preconceito pela cor da pele, mas também pela cultura como o candomblé, que muitas pessoas não respeitam. (João Victor Felipe de Lima- Turma 4T)


Aprendi o significado da Consciência Negra, que ela tem várias representações, que é coisas criadas por negros como: os ritmos hip hop e reggae, a dança do pau furado (preservada no quilombo de Capoeiras-Macaíba), e a religião do candomblé. São coisas importantes, mas que não são valorizadas, porque são costumes negros.
A Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi o homem negro que ajudou os escravos a fugir da escravidão, levando eles para o Quilombo do Palmares. No quilombo eles tinham igualdade de direitos, todos se respeitavam e sua cultura era valorizada. O dia da consciência negra é comemorado dia 20 de novembro data em que Zumbi dos Palmares morreu lutando por igualdade para seu povo, e hoje o movimento negro luta pelo reconhecimento de Zumbi como herói brasileiro, na luta pelo povo negro. (Claudiele Carine Moura da Silva- Turma 5M)



Hoje eu aprendi mais sobre a consciência negra. Aprendi como lidar com os negros, a tratar com respeito e a tratar eles igual a todo mundo. Aprendi como mostrar que não tenho pré-conceito com os negros e isso é muito fácil, é só tratar eles com respeito, se divertir com eles e fazer amizades. Na aula também vimos um vídeo que contou um pouco sobre a religião dos negros e a sua história do passado, neste vídeo eu vi que as mulheres matavam seus filhos para eles não sofrerem como escravos. Também vi que os negros tem orgulho de ser, quem eles são (ser negro) e aprendi que Zumbi foi o líder dos negros.

      Esse homem chamado Zumbi se tornou líder da resistência negra porque ele criou o Quilombo dos Palmares. (Allana Thainara da Silva-Turma 5M)



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Influência da mídia na discriminação dos adolescentes

Com a invenção dos diversos meios de comunicação de massa permitiu que uma maior parcela da população tivesse acesso a informação. Contudo, estas informações transmitidas pelas emissoras de televisão e pelas redes sociais tem construído um estereótipo negativo dos adolescentes, o que leva alguns locais como os shoppings de Natal a proibir a entrada de adolescentes desacompanhados dos responsáveis. Com estas informações discutimos com os alunos sobre a influência da mídia em nossa sociedade e agora convido você, a saber, um pouco do que rolou em nossas aulas...

Eu aprendi hoje sobre o estereótipo, que é um tipo de discriminação contra negros, pobres, adolescentes que usam boné de aba reta, bermuda da Ciclone, camisa Pena, pulseira do reggae. Para sociedade os adolescentes que usam este tipo de roupa são considerados um bandido, só que não é assim, a sociedade só tem esse tipo de preconceito por causa da mídia. A mídia só fala dos negros e dos pobres, não fala, também, sobre o ladrão branco, aquele que usa terno e gravata, ou dos próprios políticos que roubam. Mas por que não fala dos ricos? Justamente porque os donos dos programas de televisão, desde que a televisão chegou ao Brasil, são ricos. (Ana Silvia Lira da Silva- Turma 4T)  




É importante saber o que está acontecendo, o que a TV está passando para as pessoas, porque somos nós que sofremos as consequências, a TV mostra cenas de adolescentes vestidos estilo “pinta” sendo presos, espancados e isso faz com que todas as pessoas pensem que nós de Macaíba, nós adolescentes, somos bandidos. (Rebeca Silva Ataíde- Turma 5T). Também os shoppings estão proibindo adolescentes a entrar no shopping, porque a mídia colocou na cabeça das pessoas, que todos adolescentes com roupa de “pinta”, são bandidos. (Alex da Costa Campos- Turma 5T)




Bom, aprendi que a mídia continua sendo usada como meio de discriminação, pois a única coisa que mudou no decorrer dos anos foi a camuflagem do preconceito para passar despercebido pela sociedade. As pessoas são usadas como marionetes, pelos opressores, e mesmo sem perceber estamos nos revoltando com nós mesmos, e é por isso que vem diminuindo nossos direitos (direitos dos adolescentes), tirando nossa liberdade e a dignidade. A mídia nos influencia através de programas que fazem nossa cabeça, mas o mais interessante é que o preconceito não atinge pessoas que tem pele clara e que tem dinheiro, mas sim, afetam os negros favelados e não podemos mais tolerar isso. (Maria Gabrielly da Silva Mendes - Turma 4M)





Bom,eu aprendi que a mídia quer impor que todos os adolescentes são criminosos, sendo que é mentira. Mas, garantir nossos direitos de adolescente ninguém quer, e jogam tudo pra debaixo do tapete, literalmente. Se nós enquanto adolescentes não corrermos atrás ou simplesmente deixar passar os nossos direitos, eles vão continuar dizendo que os adolescentes não prestam que todos merecem ser presos, que não precisa estudar e principalmente eles dizem que todos merecem morrer, porque estão ocupando espaço. Sendo que isto é mentira! Adolescentes têm sim seus direitos e eles não merecem morrer sem motivos e, assim como os adultos merecem respeito, porque, enfim, querendo ou não são cidadãos, assim como os adultos. Adolescentes merecem respeito, saúde, segurança, estudo, lazer e família, tudo isso de qualidade, assim como, devem ser respeitados os pobres, negros pardos e índios e outras minorias. (Paula Beatriz Abreu de Souza- Turma 5T)

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Na última semana vivenciamos na Escola Alfredo J. Monteverde, a SNCT- Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que teve como temática Ciência, Luz e vida. 

As oficinas de Ciência e Ambiente, Ciência e Arte, Ciência e Tecnologia e Ciência e História apresentaram diferentes temas para os visitantes das escolas públicas das cidades de Bom Jesus, Macaíba, Parnamirim e São José De Mipibu.  Na Oficina de Ciência e História foram apresentados os murais sobre os Direitos das Mulheres, Direitos dos Homossexuais, Direito a Terra, Direitos das Crianças e Adolescentes e Meios de Comunicação. E com relação aos dias de visitas nossos alunos trouxeram suas experiências, onde descreveram:

Bom, em minha opinião o que chamou mais a atenção foi os Direitos das Mulheres e o Mural do ECA ( Direitos das Crianças e Adolescentes), porque eu vi que é o que acontece mais no dia-a-dia e que as explicações estavam mais chamativas e também no Mural do ECA tinha a votação que era sobre ser contra ou a favor dos adolescentes entrar nos shoppings sem os responsáveis e esses dois temas chamaram muita atenção e é polêmico também. Também eu achei que um dos pontos positivos foi o fato de várias pessoas de outras escolas virem nos visitar e gostaram da escola e dos nossos trabalhos, porque aqui tem coisas que eles não conheciam e então eles gostaram e querem voltar outras vezes.

No mural dos Direitos das Crianças e Adolescentes tinha explicando sobre os direitos que são garantidos por lei, que todas as crianças e todos adolescentes merecem ter, já no mural dos Direitos das Mulheres mostrava os preconceitos que a s mulheres sofrem e os direitos que todas as mulheres têm que ter, assim como os homens. Em minha opinião isso foi que mais chamou a atenção. (Paula Beatriz Abreu de Souza- turma 5T)

Para mim foi muito legal, gostei muito da atenção da maioria dos visitantes e do respeito. Também vi que minhas explicações e das minhas companheiras, os visitantes entenderam o que a gente queria trazer e mostrar a realidade. O que ficou mais significativo foi à fala de uma visitante. Ela disse que o conteúdo dos homossexuais ficou marcado para ela, pois independente de tudo, um casal do mesmo sexo pode ser feliz e ela viu que a gente queria mostrar a realidade de uma família feliz.
        O que mais chamou a atenção e o que os visitantes mais gostaram foi o Direito a Terra, porque para eles era um jogo interativo e eles participavam muito, dividindo as peças nas áreas de terra, mostrando o que entenderam. Às vezes eu ficava nervosa, uma coisa comum, mais explicava bem mostrando o que aprendi entendi na aula. (Claudiele Carine Moura da Silva- turma 5M)

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

CURIOSIDADES HISTÓRICAS SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Ao estudarmos os principais meios de comunicação utilizados na sociedade, buscamos compreender em nossas aulas o quanto a Ciência está presente na divulgação das informações que temos acesso no dia-a-dia. Ao discutirmos com os alunos as diversas formas de registrar nosso conhecimento e de passar as informações, exemplos como: o computador e o celular, com seus diversos aplicativos foram unanimes em suas falas. A partir disto problematizamos: quais foram os meios de comunicação que modificaram a história?
Com a apresentação da história de inventos como: a prensa de papel, o rádio, a televisão e o computador, os alunos discutiram a importância da História da Ciência no processo de registro e divulgação de conhecimento, assim como levantaram algumas curiosidades para ser pesquisada na internet, através da ferramenta do Google.


AGORA SE VOCÊ TAMBÉM É CURIOSO! VENHA NAVEGAR NA HISTÓRIA, CONOSCO....
       
Você já imaginou como seria nosso dia-a-dia sem máquinas que copiassem livros, jornais e textos em grande quantidade e pouco tempo? 

Para matar essa curiosidade trouxemos um pouco da história de Johannes Gutemberg,  um inventor revolucionário no ramo da impressão de papel. Gutenberg, como ficou conhecido,  inventou a parir da prensa de uva, uma prensa de papel que utilizava letras móveis.  Sua invenção foi datada no ano de 1455, e iniciou uma revolução no acesso da população que sabia ler a livros e textos impressos, sendo que antes era um privilégio de poucos como: os padres.

Qual o motivo que fez Gutenberg criar a prensa de papel?

O motivo que levou Gutenberg a criar a prensa de papel, era porque os livros na época eram escritos a mão por monges escribas e cada livro demorava anos a ser preparado, sendo o seu preço elevadíssimo, o que fazia com que poucas pessoas tivessem como comprar um livro. ( Fabiana Almeida Florêncio e Joseane da Silva Souza-Turma 3M )

Como funcionava a prensa de papel criada em 1455?

Naquele tempo os chineses já tinham criado a prensa de papel, mas em uma ação revolucionária Gutenberg criou uma prensa diferente. Esta prensa não precisava de vários moldes escritos e sim os moldes eram só as letras, que podiam ser trocadas a qualquer momento. A prensa de Gutenberg era mais forte porque era feita de metal, já a prensa dos chineses não era tão forte, pois era feita de madeira.(João Victor Medeiros de Lima e Jessilane Souza da Silva –Turma 4T )


Como era a impressão?

A forma ficava em cima de uma pedra de mármore, uma folha era colocada embaixo das letras ou dos números e um tipo de rosca, parecido com um parafuso, girava e apertava uma peça quadrada de madeira com as letras no papel. (Guilherme Yago Silva Sousa  e João Paulo do Nascimento –Turma 5M )

Quantos livros, Gutenberg imprimiu na sua invenção?

O primeiro livro impresso por Gutenberg foi à bíblia, num processo que se iniciou em 1450 e que terminou cinco anos depois, em 1455. Uma copia completa desta bíblia possuía 1282 páginas, com o texto em duas colunas e encadernada em dois volumes. A bíblia contava com 73 livros, dividido em: Antigo Testamento e Novo testamento.
Acredita-se que foram produzidas 180 cópias, sendo 45 em pergaminho e 135 em papel. Elas foram impressas, rubricadas e iluminadas em um período de 3 anos. (Thasia Jamily Silvano de Andrade e Caio Henrique Porfírio Galvão–Turma 4T )


Rádio Auta de Souza, Rádio Macaíba, Rádio 104 FM- Parnamirim, Rádio Educativa-Bom Jesus, Olho D D'água FM- São José de Mipibu...AM ou FM, seja ela da nossa comunidade ou de outra cidade, as estações de rádio estão em nosso dia-a-dia...mas como tudo começou? 

        A criação do primeiro rádio foi do brasileiro Roberto Landell de Moura. Landell Moura , nasceu em Porto Alegre, exerceu o sacerdócio e buscou pesquisar sobre as ondas eletromagnéticas. No ano de 1900, temos noticias que foi feita a primeira transmissão da voz humana pelo rádio com sucesso, sendo este o marco do nascimento do primeiro rádio.


De onde Landell Moura tirou a ideia de criar o rádio?

Landell Moura teve essa ideia com base em 3 invenções que existiam para ajudar no seu rádio como: o telegrafo elétrico, a radiação eletromagnética e o telefone com fio. (Judyson Andrade Justino,  Eloisa Aparecida Cunha de Barros  e Glauce KellyPinheiro da Silva - Turma 3T )


Quais os interesses que Landell Moura teve para construir o rádio?

         Os interesses de Landell era construir um veículo de difusão científica. Para isso, o rádio deveria manter em sua sede uma biblioteca, sala para cursos e conferências, informações para o boletim do tempo e serviço de interesse à comunidade.(Manoelly Aléxia Bezerra e Karoline Kelliany Pinheiro Rodrigues- Turma 3M )

Como a igreja reagiu com a invenção de Landell?


Landell Moura era um padre católico, cientista e o inventor do rádio. Por ele ser um padre e cientista, ele queria tirar esse preconceito de que a igreja não pode ter pesquisas científicas. Então ele criou o rádio, para mostrar a igreja que religião e ciência se misturam, mas não foi assim que a igreja pensou. A igreja pensou que Landell usava feitiçaria, por isso seu reconhecimento, enquanto inventor do rádio, não foi o merecido. (Bianca Augusto Rocha e Felipe Fernandes Marques –Turma 4T )

Qual foi o primeiro sinal a ser transmitido por um rádio?

Inicialmente somente os militares podiam ter rádio no Brasil, mas essa lei foi revogada por Francisco de Sá, então foi realizada a primeira transmissão civil em 06 de abril de 1919. (Paulo Arthur da silva Reynaldo e Iranildo Cleyton Silvano de Andrade - Turma 5M )

Quais foram os primeiros donos de programas de rádio?

A primeira rádio comercial, no mundo, foi a WEAF de Nova Iorque. Já no Brasil o pai da rádio foi Edgar Roquette Pinto, ele convenceu a Academia Brasileira de Ciência a comprar os equipamentos que transmitiam o discurso do presidente na Praia Vermelha e fundou em 1923 a primeira estação de rádio. (Wanderson de Moura Nobe e Daniely Gabriella Santos Maciel- Turma 2M )





Qual foi a primeira mulher a participar da história do rádio no Brasil?

Maria Izabel Roquette Pinto foi à primeira locutora do rádio brasileiro. Ela atuou na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro -PRA-2, fundada por seu pai, o professor Edgar Roquette Pinto, em 1923. (Severina Maria de Lima Silva e Ana Karoline Costa Ramos- Turma 2M )


Novelas, filmes, noticias da nossa cidade e do mundo, qual foi o primeiro programa da televisão brasileira?...Smarth TV, televisão tela Plana ou LCD...nem sempre foi assim...então como foi a criação da televisão?


    A televisão é hoje um dos principais meios de comunicação, sendo que recebemos diariamente noticias do mundo inteiro dentro de nossas casas. Na Oficina de Ciência e História buscamos discutir sobre este meio de comunicação a partir do invento de John Baird, em 1923.



Como foi inventada a primeira televisão?

No século XIX muitos cientistas começaram a fazer experiências que levaram ao desenvolvimento da televisão, por isso da para dizer que cada um deu sua contribuição para criação do aparelho. Em 1984 foi desenvolvido um disco mecânico rotativo que era capaz de transmitir imagens por meio de correntes elétricas e o projeto foi aperfeiçoado por outros pesquisadores que o colocaram em atividade. ( Adhrian Fernando de Oliveira e Matheus Marques - Turma 2T )


O que John Baird utilizou para mostrar a imagem na televisão?

John Baird produziu um sistema completo de televisão, utilizando um caixote de chá e uma caixa de chapéu, na qual ele recortou um disco de papelão. Posteriormente ele recortou um disco de latão e juntou os dois discos, sobre um eixo de ventilador elétrico. Como lente de projeção era utilizado um farol arredondado e com uma célula de selênio entre outros matérias. Com isso, Baird transmitiu a sombra de uma Cruz de Malta à distância de 60 cm. (Maria José Cândido da Silva e Gean Carlos Silva do Nascimento -Turma 3M)

Qual foi a primeira emissora de televisão no Brasil?

A primeira emissora de televisão no Brasil foi a TV TUPI. Nesta época como não existiam satélites, foi colocado três aviões voando em círculos. Sua rota de voo era Brasília - São Paulo, sendo que transmitiam as ondas eletromagnéticas de um para outro. Assim a imagem era captada em Brasília, transmitida para o primeiro avião que retransmitia para o segundo e o terceiro até chegar para emissora da TV TUPI, que transmitia o sinal para região de alcance. (Kayo Rodrigues Barbosa e Igor Kaasy Silva da Costa -Turma 2T )


Qual foi o primeiro programa de TV no Brasil?

O primeiro programa a ser transmitido pela TV TUPI, lançado ao ar no dia 18 de setembro de 1950 por Assis Chateaubriand, fundador da emissora, foi um filme onde o ex-presidente, brasileiro, Getúlio Vargas, relatava seu retorno à vida política. (Maria Eloisa Barbosa da Silva e Jairo de Arruda Camara Junior -Turma 2T )




Textos digitados, pesquisas na internet,watsapp, facebook, e-mail....como tudo chegou até nossos computadores atuais e smartphones conectados ao wifi?  

Com o computador e a internet invadindo nossas vidas, desde a facilidade de transmissão de dados até o nosso acesso às redes sociais, buscamos em nossas aulas compreender um pouco mais sobre como foi criado o computador. Utilizamos como marco histórico, em nossas aulas, a criação do computador chamado ENIAC, no ano de 1946.


Como funcionava o computador se não tinha tela, teclado e mouse?

O computador conhecido como ENIAC pesava 30 toneladas e era tão volumoso que ocupava um grande galpão. A ideia de construir um computador era quebrar códigos de comunicação. Apesar do tamanho o ENIAC é insignificante para os padrões atuais, seu processamento era de apenas 5000 adições, 357 multiplicações ou 38 divisões por segundo. (Gabrielle Beatriz da Silva Tavares e Jeydson dos Santos Menezes -Turma 4T)


Qual foi o primeiro site da internet e quando foi criado?
O primeiro site da web trazia explicações sobre os conceitos do WWW (World Wide Web), que significa rede de alcance mundial, foi lançado no dia 06 de agosto de 1991, portanto há 24 anos. O primeiro site da internet foi criado por Tim Berners-Lee, que é conhecido como pai da internet. (Dayane Santa Rosa Maia e HeloisaMikellly de Souza Silva -Turma 2M )